🌾 A fertilidade do solo está diretamente ligada ao desenvolvido sadio da cultura, depende da disponibilidade de nutrientes presentes na terra e é relativa às exigências nutricionais dos vegetais. Ou seja, dependendo da espécia da planta, o solo poder ser considerado mais ou menos fértil.

🌾 Recomenda-se que a adubação seja feita com base no equilíbrio entre as exigências nutricionais da planta e a disponibilidade de nutrientes no solo (fertilidade).

🌾 Para adubar corretamente o indicado é realizar uma análise prévia do solo para verificar quais os níveis ideais de nutrientes são necessários.

🌾 Você também pode analisar as plantas pela diagnose foliar, um método que revela se os nutrientes do solo estão sendo suficientes para as plantas. Ou fazer a diagnose visual da fertilidade do solo observando características das folhas e do crescimento das plantas.

🌾 A fertilidade e a adubação correta do solo estão diretamente relacionadas ao crescimento saudável da plantação e, por isso, deve ser feito um trabalho de análise e estudo antes de definir qualquer ação.