🌿 Segundo a legislação brasileira, os adubos podem ser classificados em até 3 tipo: adubos minerais ou sintéticos, adubos orgânicos e adubos organominerais.

🌿 Os adubos minerais (ou sintéticos) são concentrados e rapidamente absorvidos pelas plantas, mas pouco influenciam na nutrição do cultivo a longo prazo.

🌿 Já os adubos orgânicos podem ser de origem animal ou vegetal (ou uma mistura de ambos). Esse tipo tem como função principal nutrir o solo, aumentando assim a matéria orgânica. Ele possui concentração de nutriente menor quando comparado ao tipo de adubo anterior e, por isso, é preciso um volume maior de aplicação, o que dificulta a logística em grandes áreas de cultivo.

🌿 Os adubos organominerais são compostos por uma mistura de adubos orgânicos e minerais, mas, no geral, apresentam maior quantidade de adubo orgânico e menor de adubo mineral ou sintético.

🌿 Escolher o adubo ideal para a sua lavoura não é uma tarefa simples. É preciso compreender as necessidades do solo, da cultura, as propriedades de cada tipo de adubo, dentre outras variáveis, para que assim possa ser feita a escolha correta.