A mecanização da agricultura é um caminho irreversível. Como um dos maiores players do mercado mundial no setor, o Brasil vem apostando na tecnologia no campo e isso se reflete, também, na modernização das máquinas que são utilizadas, por exemplo, na preparação do terreno, no uso de fertilizantes, no plantio e na colheita das mais variadas culturas. No entanto, não basta adquirir uma máquina novinha em folha para que ela comece a fazer o trabalho pesado. É preciso também cuidar da manutenção das máquinas agrícolas.

Fique atento ao texto abaixo, pois será mostrado 4 práticas que você deve adotar para manter sua máquina em condições adequadas de funcionamento. Excelente leitura!

  • Cuide das máquinas agrícolas, elas pedem socorro!
    • Existem duas maneiras de cuidar do seu equipamento. A maneira mais cara é a manutenção corretiva, em que a máquina apresenta algum defeito de uma hora para outra e o produtor é obrigado a correr atrás do prejuízo ao trocar uma peça e parar a produção. Já o método mais econômico é a manutenção preventiva, que aposta em revisões e observações periódicas que diminuem a chance de ocorrer um problema mais grave.
  • Faça as revisões regularmente e utilize peças de qualidade
    • Uma das vantagens da manutenção preventiva é a capacidade de prever problemas com a máquina, que você, certamente, teria no futuro. Um exemplo é que ela consegue analisar uma determinada peça e apontar defeitos antes que ela fique tão desgastada a ponto de comprometer o funcionamento de todo o equipamento. Nesse caso, também vale fazer contas na hora de substituir a peça que ficará comprometida daqui a um tempo. Comprar peças de segunda mão pode somente adiar o problema por mais um tempo. O ideal é substituir o componente por uma peça de qualidade e com garantia, que, certamente, ampliará o tempo de vida útil da máquina. Conte com o time da Atlas Agro para aquisição de peças de qualidade.
  • Lubrificação é o ponto chave para garantir a vida de um equipamento
    • Olhar o nível de óleo e trocar no prazo recomendado é uma ação indispensável para manter em dia a manutenção das máquinas agrícolas. Realizar a troca de óleo é fundamental. Trata-se de um tipo de manutenção preventiva que deve ser levado em conta com rigor. Do contrário, as peças se desgastarão muito mais rapidamente e a solução será mais cara, devido a troca emergencial das peças e da interrupção do trabalho no campo. Muito importante também é realizar a lubrificação das partes girantes que necessitam de serem lubrificadas com graxa, sempre atentar para utilizar a graxa correta e na quantidade correta.
  • Faça inspeções frequentes
    • Nenhum equipamento ou máquina, param de funcionar de uma hora para outra. Independentemente do modelo ou do tipo de máquina, é preciso ficar atento a determinados sinais, como barulhos ou ruídos, ou eventuais alertas no painel, e antecipar um eventual problema. Vale sempre o ditado “prevenir é melhor do que remediar”. Sempre importante seguir as instruções do fabricante para realizar a manutenção periódica, seja para a troca de óleo, seja para a troca de filtros, por exemplo. Também é recomendável realizar a análise regularmente do equipamento por um mecânico especializado para que ele possa conferir a situação de outros componentes.

Entre em contato e conheça nossas soluções!
(64) 3492 1050/ 99941 3371

Até Breve!